Prefeitura de Varginha investe em qualificação profissional e abre 475 vagas

Com o mercado aquecido e dentro das políticas públicas municipais de investimento em qualificação profissional, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad), com o apoio do governo federal, abre inscrições para a capacitação gratuita de trabalhadores. São oferecidas 475 vagas em 23 cursos que serão realizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O período de pré-matrículas segue neste mês e em setembro de 2012. (Veja o calendário de pré-matrículas e detalhes sobre os cursos.)

Varginha, hoje, é destaque em desenvolvimento econômico e social no Estado e Brasil por apresentar nos últimos anos índices importantes para o varginhense. Entre os números que destacam o município, está o de abertura de empresas. Dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), mostram que em 2011, foram abertas 557 empresas no município, e de janeiro a julho de 2012 já foram abertas 301. O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social Nivaldo Vicente de Matos pontua que a disponibilidade de mão de obra qualificada contribui para a atração de novas empresas. “Os planos da administração municipal para o desenvolvimento econômico incluem a oferta de trabalhadores qualificados” comenta o secretário.

Os interessados devem ter entre 18 e 59 anos e estarem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal. O CadÚnico prioriza famílias de baixa renda em que a renda mensal é de até meio salário mínimo por pessoa ou, que a renda mensal total familiar é de até três salários mínimos.

Para 20 cursos ofertados é necessário que o aluno tenha no mínimo ensino fundamental incompleto, em uma das opções de capacitação é exigido o fundamental completo e, em outras duas é preciso ter no mínimo ensino médio incompleto.

Além da gratuidade dos cursos profissionalizantes do Pronatec, os alunos receberão auxílio alimentação e transporte.

A pré-matrícula pode ser realizada na sede da Sehad, no setor do CadÚnico, localizado à avenida Benjamin Constant, s/nº, no Centro, de segunda a sexta-feira das 08h às 16h. A inscrição também pode ser feita em um dos quatro Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, de segunda a sexta-feira das 07h às 16h.

Para mais informações sobre o Pronatec o telefone de contato é 0800 283-2109. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h.

Pronatec – foi criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são: a criação da Bolsa-Formação, a criação do FIES Técnico, a consolidação da Rede e-Tec Brasil, o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).
(Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Emprego, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s