Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (14) e continua na quarta-feira (15), das 13h às 18h, a primeira edição da Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento realizado com o apoio da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad), acontece no auditório do Pólo Regional de Atendimento ao Professor, localizado à avenida Benjamin Constant, no centro, e vai eleger delegados que representarão o município na conferência estadual e nacional. Toda a população pode participar da iniciativa.

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial é uma realização da Controladoria-Geral da União – CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 de dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. .

Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

De acordo com o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Nivaldo de Matos Vicente, o objetivo da conferência é debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e fortalecer a interação entre governo e sociedade. “Estamos em pleno acordo com o governo federal para ajudar a propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade”. Mais informações sobre a conferência podem ser obtidas através do telefone 3690-2090.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s