Integrantes de projetos sociais confeccionam fantasias do Bloco Super-Família

Os integrantes do Clube da Amizade, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), projetos realizados pela Prefeitura de Varginha, estão a todo vapor e colocaram a mão na massa para a confecção das cerca de 400 fantasias que serão usadas pelo Bloco Super-Família no próximo dia 17 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval. O desfile será realizado às 20h na avenida Rio Branco.

A casa no centro da cidade, onde foi realizado o Bazar do Clube da Amizade no final de ano, é o ateliê oficial para a confecção das fantasias de Carnaval que serão usadas pelos próprios integrantes dos projetos que produzem os adereços do desfile. “Pelo segundo ano consecutivo os projetos estão envolvidos no Bloco Super-Família. A intenção é repetir o sucesso da festa de 2011, quando a avenida ficou colorida, com pessoas de todas as idades e uma grande plateia”, disse a presidente do CDCA e idealizadora do Clube da Amizade, Karina Braga Baroni Carvalho.

Os idosos do Clube da Amizade vão além dos horários de atividades da iniciativa e realizam um trabalho voluntário para confeccionar as fantasias. Exemplo disso é a aposentada Nilza de Almeida, de 50 anos. Ela mora no Jardim Andere, participa do Cras do Urupês, e como trabalhava como costureira, decidiu usar as habilidades para ajudar as companheiras. “É um prazer poder ajudar com o meu ofício. Pretendo vir quase todos os dias para ajudar a costurar e criar as fantasias. Estou animada porque também vou desfilar”, contou Nilza.

O tema do Super-Família em 2012 será Varginha 130 anos: Seus Direitos na Avenida. As alas e as fantasias vão abordar assuntos como o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e outros temas de relevância e de utilidade pública, tais como a Constituição Federal, o Programa Fome Zero, o Estatuto do Idoso, a Lei Maria da Penha, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Deficiente.

De acordo com o carnavalesco responsável pelo bloco, Rogério Vitoriano, a criação das alas e fantasias são produzidas com material de baixo custo e produtos recicláveis e, além disso, “o grande objetivo é abusar da criatividade e as cores do Carnaval”.

Segundo o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, o objetivo do Carnaval Social é de conscientizar a população e dar a oportunidade dos assistidos pelos programas desfilarem com as próprias fantasias produzidas por eles. “É um momento que une diversão com conscientização numa festa para a família. O desfile será na sexta-feira e, a partir do sábado, o Carnaval será tradicional com marchinhas, samba e axé”, finalizou o prefeito.

Matinê de Carnaval – Os assistidos pelo Clube da Amizade começam a comemorar o Carnaval no próximo domingo (12). Às 15h cerca de 200 pessoas da melhor idade participam da Matinê de Carnaval do Clube da Amizade. O evento promovido pela Prefeitura de Varginha será realizado no Clube de Varginha e os participantes poderão dançar ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Carnaval, Lazer, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s