Epamig participa da semana nacional de C&T com atividades em diversas regiões de Minas

Palestra sobre insetos na Zona da Mata durante Semana Nacional de C&T 2010

Começou nesta segundafeira (17), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. Nesta edição, o tema definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A EPAMIG promoverá diversos eventos entre os dias 17 a 23 de outubro.

Serão desenvolvidas atividades nos municípios onde estão localizadas Unidades Regionais nos municípios: Prudente de Morais (Centro-Oeste), Viçosa (Zona da Mata), Lavras (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo Mineiro), Janaúba (Norte de Minas), Pitangui (Centro-Oeste) e Juiz de Fora (Zona da Mata). O objetivo da EPAMIG em participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é difundir e transferir tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para toda a sociedade, além de estimular maneiras de se utilizar os recursos naturais com sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação abaixo:

Centro-Oeste

Na Unidade Regional Centro-Oeste a programação será destinada aos alunos do ensino fundamental. Serão realizadas palestras e visitas técnicas sobre “Conservação e uso racional da água”, “Hortaliças não convencionais e resgate da biodiversidade” e “Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e seus benefícios para o meio ambiente”, entre os dias 17 e 19 de outubro, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Prudente de Morais. Informações: (31) 3773-1980 (Karine)

Zona da Mata

Na Unidade Regional Zona da Mata estão previstas palestras e demonstrações práticas em escolas dos municípios de Viçosa, Leopoldina, Recreio e Cataguases, sobre controle biológico, importância das plantas medicinais, produção orgânica de alimentos, produção sustentável de pimentas, melhoramento do café frente às mudanças climáticas, produção sustentável de hortaliças. Informações: (31)3891-2646 (Madelaine)

Sul de Minas

No Sul de Minas estão previstos os eventos EPAMIG de Portas Abertas e EPAMIG Planta Esperança para os dias 17 a 21 de outubro, nos municípios de São Sebastião do Paraíso, Lambari, Maria da Fé, Três Pontas, Machado, São João del-Rei e Caldas. Em Lavras haverá atividades no Centro Vocacional Tecnológico no dia 23. Informações: (35) 3829-1190 (Vanda)

Triângulo e Alto Paranaíba

Nessa Unidade as atividades referentes à Semana de C&T acontecem desde 13 de outubro e vão até o dia 21 deste mês. Estão previstas atividades como o projeto EPAMIG de Portas Abertas, palestras sobre macaúba como alternativa para produção de biodiesel e sobre ciência e tecnologia. Serão realizadas palestras para alunos de escolas públicas e privadas de Uberaba e Uberlândia através do projeto Cientista vai à escola. Também estão previstas atividades do projeto “Soja com Saúde x Ciência e Tecnologia” durante o 6º Fórum de Educação Agrícola Superior. Informações: (34) 3317-7627 (Reginério)

Norte de Minas

Na Unidade Norte de Minas estão previstas para os dias 18 e 20 de outubro palestras sobre os temas mudanças climáticas, agricultura orgânica, fontes alternativas de energia e uso racional da água. Haverá também participação em mostras tecnológicas e gincanas envolvendo alunos dos ensinos fundamental e médio do município de Janaúba. Informações: (38) 3834-1760 (Kellson)

Instituto de Laticínios Cândido Tostes

O Cândido Tostes (ILCT) programou atividades como teatro, palestras e passeios para crianças de 6 a 10 anos de escolas públicas e privadas dos municípios de Juiz de Fora, Rio Novo, Goianá, Matias Barbosa, Piau. Durante todo o mês de outubro também serão publicados artigos no site Ciência do Leite (http://www.cienciadoleite.com.br/) sobre o meio ambiente com participação de alunos, professores e pesquisadores do ILCT. Informações: (32) 3224-3116 (Luzia) / (32) 3311-7400 (Priscila)

Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo

Entre os dias 18 e 21 de outubro serão realizadas no Instituto, em Pitangui, palestras, oficinas e trilhas ecológicas abordando o tema Biodiversidade do Ecossistema Cerrado no Centro-Oeste de Minas Gerais, com destaque para as boas práticas agrícolas e formas de geração de renda para os produtores como associativismo e artesanato. A programação também inclui oficinas sobre montagem de exsicatas (amostras de plantas secas) e cestaria em taquara e fibra de bananeira. Informações: (37) 3271-4004 (Eduardo) (Ascom/Epamig)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Minas Gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s