Barqueata Ecológica Regional iniciará em Varginha

Neste domingo (4) as cidades de Varginha, Elói Mendes e Três Pontas se integram com o objetivo de defender a qualidade e a quantidade das águas do Lago de Furnas e na extensão dos Rios Verde e Sapucaí. As prefeituras dos municípios, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SSAE – Elói Mendes e Três Pontas) realizam a primeira edição da Barqueata Ecológica Regional.

O evento é aberto a toda população, principalmente as comunidades ribeirinhas, os turistas, a classe empresarial e o poder público. Nesta semana que antecede a barqueata, há recolhimento de lixo nas margens do Lago de Furnas, numa extensão de aproximadamente 25 quilômetros.
A 1ª Barqueata Ecológica começa às 8h com saída do Lagamar em Varginha. A segunda saída será às 9h30 na Comunidade da Barra em Elói Mendes e, a chegada, está prevista para às 11h no Distrito do Pontalete em Três Pontas. Após o término da barqueata, os participantes participam de uma confraternização com apresentações culturais.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador da barqueata, Rômulo Azevedo Ribeiro, a intenção “é despertar a conscientização e a educação ambiental nas águas do Lago de Furnas”.
Florágua – O trabalho de conscientização ambiental através de barqueatas já faz parte das iniciativas da Prefeitura de Varginha. No dia 10 de abril foi realizada a primeira edição da Florágua. As embarcações saíram das imediações do ginásio Pelezão (antigo Vilelão), em Três Corações. Ela desceu o Rio Verde com destino ao distrito da Flora. Na ocasião, os participantes da barqueata foram recebidos pelo grupo de jipeiros, os Bikessauros, Grupo de Escoteiros Raios do Sol, ciclistas e caiaqueiros.
Durante o trajeto, que durou cerca de duas horas nas águas do Rio Verde, o público acompanhou o passeio de reconhecimento, com plantio de árvores às margens do rio, coleta de lixo e de amostras da água para verificação das condições da qualidade. (Ascom/PMV)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Meio Ambinete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s