Mineirão terá amortecedores de alta performance

A vibração das arquibancadas do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) é um fator conhecido pelo público e pela imprensa. Em dias de grande público, todos sentiam a movimentação da arquibancada acompanhando o embalo das torcidas. Até mesmo pela televisão esse fato era percebido. As câmeras posicionadas nas arquibancadas se moviam, trepidando as imagens que iam ao ar. Para controlar estas vibrações, estão sendo instalados 166 amortecedores à base de TMD (Tuned Mass Dampers, ou amortecedores de massa sintonizada), tecnologia de ponta, utilizada em grandes construções pelo mundo, mas novidade para os estádios brasileiros.

Medições feitas durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 indicaram que as vibrações do Mineirão estavam 40% acima do limite aceitável. De acordo com a National Building Code of Canada (NBC), órgão normalizador internacional, a ‘aceleração da gravidade’ (nível de vibração) deve estar entre 4% e 7%. No Mineirão, esse nível chegava a 9,7%. Com os novos amortecedores, a expectativa é obter um número menor que 5%, dentro dos padrões de exigência da Fifa.

A peça é fabricada conforme a medida da frequência de vibração do estádio. Por ser um sistema de alto amortecimento, o TMD absorve a vibração e dissipa a energia. “Estamos implantando o que há de mais moderno em tecnologia de controle de vibrações. A arquibancada passa a ter mais conforto. Além disso, os amortecedores não prejudicarão em nada a visão do torcedor”, explica Ricardo Barra, diretor-presidente do consórcio Minas Arena, responsável pelas obras. Outro ponto positivo é a velocidade na conclusão do trabalho. A alternativa convencional, que é o enrijecimento da estrutura, demora cerca de um ano para ser concluída. Os amortecedores levam apenas três meses. A instalação teve início em 12 de julho e a conclusão está prevista para 12 de agosto próximo.

Cada um dos 166 amortecedores possui dimensões relativamente pequenas: 96 cm x 52 cm x 50 cm. Para o tamanho da peça, o peso é surpreendente: cada amortecedor tem 630 quilos. Porém, não trará carga extra relevante, pois representará somente 2% em relação ao peso da estrutura que se movimenta durante as partidas. (Agência Minas)

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