Racibe sugere que município implante programa do Governo Federal

É de autoria da Vereadora Racibe da Acrenoc, solicitação feita ao Prefeito Municipal, para que firme parceria com o Governo Federal, via Ministério da Educação, para a implantação do Programa UCA – Um Computador por Aluno nas escolas da cidade, com a finalidade de otimizar o ensino e a inserção digital dos alunos em face da globalização presente na atualidade.

Instituído em 2010 pela Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010, o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) é uma iniciativa da Presidência da República, coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), e tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem, de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

O PROUCA integra planos, programas e projetos educacionais, de tecnologia educacional e inclusão digital, vinculando-se às ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), estabelecido pelo Decreto nº 6.300, de 12/12/2007.
Este programa vem se integrar de modo mais efetivo ao Programa Nacional de Tecnologia na Educação, (ProInfo) do MEC, cuja ação de formação dos profissionais da educação para o uso pedagógico das tecnologias em laboratórios de informática será ampliada e enriquecida com o uso de equipamentos portáteis. Os equipamentos poderão ser utilizados tanto nos espaços escolares (sala de aula, pátio, laboratórios, etc.) por estudantes e professores, de acordo com regras a serem estabelecidas, como em suas residências, iniciando assim um processo de inclusão digital de familiares e da comunidade em geral.

“Com a edição do Decreto nº 7243, de 26 de julho de 2010, regulamentou-se o PRO-UCA e o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (RECOMPE), permitido, com isso, que estados, municípios e o Distrito Federal adquiram computadores portáteis novos para uso nas suas redes públicas de educação básica. Maiores informações sobre o programa poderão ser obtidas no sítio: http://www.uca.gov.br. “Destacamos a importância de projetos dessa envergadura, afinal vivemos hoje em um mundo globalizado, e os estudantes necessitam de ferramentas como essa para desenvolver suas atividades de maneira, ampla, objetiva e atualizada, e com o UCA, isso será efetivado”, salientou Racibe da Acrenoc. (ascom/cmv)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Câmara de Varginha, Política, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s