Núcleo de Atenção ao Estudante de Três Corações é modelo para o estado de Minas

A Prefeitura de Três Corações vem se destacando no cenário mineiro por sua política de trabalho integrado entre suas secretarias municipais. Prova disso é o reconhecimento do projeto realizado pelas secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social com o Núcleo de Atenção ao Estudante – NAE.

Na última semana, o NAE foi objeto de palestra da secretária de Educação, Márcia Coelho, para os superintendes de Educação de Minas.  O Departamento de Educação Especial do Estado está estudando a experiência tricordiana da Rede Municipal de Ensino que posteriormente deverá ser transformada em um projeto piloto, visando implantar a mesma metodologia nas escolas da rede estadual em Três Corações para que, se bem sucedida, seja alçada em nível estadual para todos os municípios mineiros.

NAE

Construído a partir do padrão internacional de acessibilidade, o NAE cuida da saúde dos estudantes da Rede Municipal. Nele, são agendadas consultas médicas, cirurgias, exames laboratoriais, ultrasonográficos e audiométricos, além de atendimento odontológico, psicológico e nutricional. Também são promovidas orientação para famílias, distribuição de roupas e agasalhos e palestras educativas.

De acordo com o levantamento feito entre junho de 2009 e maio de 2011, mais de 5 mil alunos foram beneficiados diretamente pelo NAE.

Como surgiu

No início desta gestão, detectou-se um alto número de alunos das escolas municipais com problemas de saúde. Como a maior parte das crianças doentes vinha de famílias em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através dos CRAS e CREAS, passou desenvolver estudos e buscar soluções conjuntas junto à Saúde e Educação.

O NAE também é, conforme lembra a secretária Márcia Coelho, um importante espaço de atendimento dos alunos com deficiência matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino que hoje somam mais de 200 incluídos nas salas de aulas comuns.

O NAE fica na Avenida sete de setembro, 258, no Centro.  O telefone para contato é 3231-4007.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Minas Gerais, Três Corações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s