Arma Zen do Brito: O presente dos gregos

Estátua "O guerreiro em seu cavalo" - Skopje - Macedônia

Alexandre III da Macedônia, ou “Alexandre, O Grande”, ou “Alexandre Magno” viveu entre os anos de 356 e 323 antes de cristo. Quando jovem, o futuro general-monarca teve como preceptor ninguém menos do que Aristóteles. Arguto comandante de guerra, assumiu o trono do seu reino aos vinte anos, quando seu pai foi assassinado, iniciando uma saga de treze anos marcada por conquistas lendárias.

Sob o comando da espada de Alexandre o Império macedônico se estendeu dos Balcãs à Índia, tornando-se um dos maiores e mais influentes daqueles tempos. Tudo começou em 335 a.c, com a guerra contra a Pérsia. Naquele ano, o recém-empossado Rei Alexandre convocou a Liga de Corinto convenceu seus pares a elegê-lo comandante. Todas as grandes cidades-estado gregas, com exceção de Esparta, participaram da liga.

A Persia havia desempenhado um papel importante na Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta. Como resultado do embate um tratado decidiu que algumas cidades gregas da Ásia Menor ficariam sob domínio persa. A Macedônia não era signatária do acordo e Alexandre, montando seu inseparável cavalo Bucéfalo, foi à luta para libertar os gregos.

Atualmente, o território onde nasceu “Alexandre, O Grande” fica entre a Grécia e a Macedônia. Há vinte anos os gregos implicam com o nome do país vizinho, pois há uma região ao norte da Grécia com o mesmo nome. A ciumeira é tamanha que os gregos trabalham para dificultar o ingresso dos macedônios na União Européia, esforço diametralmente contrário ao espírito da UE.

Na última terça-feira, uma estátua de “Alexandre, O Grande” começou a ser instalada na praça central de Skopje, capital da Macedônia. Stavros Lambrinidis, chefe da diplomacia grega, declarou ao parlamento que o monumento é uma provocação que afetará as relações bilaterais entre os dois países. Berço da filosofia ocidental, a Grécia hoje é um país com problemas econômicos, sociais, metafísicos e de autoestima.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Arma Zen do Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s