Projeto da Unincor e Secretaria Municipal do Meio Ambiente é selecionado para participar da Gincana SWU

A Universidade Vale do Rio Verde/UninCor, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está na relação das 20 instituições de todo o Brasil selecionadas para participar da Gincana Impacto Zero do SWU, lançada pelo programa Fantástico, da Rede Globo.

Com o projeto “Aquecimento Solar Ecológico e Sustentável para Casas Populares de Três Corações”, o curso de Engenharia Ambiental da Unincor, campus Três Corações, irá participar da Gincana do Festival Internacional de Música SWU. O concurso é promovido pelo Festival e apoiado pela Rede Globo, que busca fomentar iniciativas acadêmicas sustentáveis que apontem soluções ecológicas para velhos problemas ambientais.

A iniciativa para participar do SWU partiu da UninCor, porém a idéia de trabalhar o projeto do aquecedor solar foi apresentada pelo próprio secretário municipal de meio ambiente, Marcelo de Castro Murad. Ex-aluno do curso de Gestão Ambiental da Universidade, Murad faz questão de ressaltar ser um orgulho fazer parte desse concurso junto com a universidade em que se formou. Segundo ele, a cidade terá um ganho incalculável na medida em que a população se tornará mais consciente, assumindo a responsabilidade pelos resíduos gerados e com a energia sustentável.

O projeto consiste na instalação de 100 aquecedores solares ecológicos, em casas de famílias de baixa renda da comunidade tricordiana Segundo os idealizadores do projeto, o aquecedor tem a durabilidade de 20 anos e viabiliza a economia de 50 a 70% no consumo energético. Ele é construído com 200 embalagens Tetrapak (tipo leite) e 200 garrafas pet. A professora Cristiane chama a atenção para o tipo de pet utilizado no artefato. De acordo com ela, só se pode usar a garrafa da Coca-Cola, devido ao formato e constituição que, se não respeitado, interfere no resultado. Tubos de PVC, caixas-d´água, fitas, solventes e uma série de outros componentes são necessários para a montagem do aquecedor. O custo de cada célula é de R$ 600,00.

Para passar para uma próxima etapa, a Unincor terá que juntar o maior número de materiais recicláveis, sendo importante lembrar que é essa tarefa acontece somente até sexta feira. Para isso, solicita que todos trabalhem juntos e ajudem a consolidar esse prêmio.

A comunidade está sendo mobilizada e a reciclagem deve ser entregue nos seguintes pontos: todas as lojas da rede GF, SEMMA, Unincor, Posto São Tomé I,II e III e na Praça Odilon Rezende Andrade. Participe.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura, Educação, Lazer, Meio Ambinete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s