Expocafé 2011: Abertura será na próxima quarta-feira

Durante o lançamento oficial do evento, realizado no último dia 07, foram apresentadas as novidades que integrarão a programação desta 14ª edição da EXPOCAFÉ. O presidente da EPAMIG, Antônio Lima Bandeira, destacou a importância deste evento para toda a cadeia produtiva do café. Para ele, a EXPOCAFÉ é uma ótima oportunidade tanto para a comunidade científica discutir assuntos relacionados à pesquisa quanto para o produtor conhecer as novas tecnologias disponibilizadas. “Os participantes devem visitar o cafezal da Fazenda de Três Pontas e conhecer as cultivares de café resultantes de vários anos de pesquisa”, sugeriu.

Novidades

O 1º Encontro de Inovação de Café, realizado em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior), no dia 17 de junho, apresentará rodadas de discussão sobre sistemas de irrigação e de secagem do café e melhoramento genético. A Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 16 de junho, abordará temas de interesse dos cafeicultores da região, como: Importância da Pesquisa e da Transferência de Tecnologia e Papel das Cooperativas na Sustentabilidade da Cafeicultura do Sul de Minas. Na Audiência Pública também serão apresentadas propostas do Governo de Minas para o Fundo Estadual do Café, que entra em vigor no ano que vem. Além dos deputados estaduais, também participará da Audiência Pública o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. também pela primeira vez será realizado treinamento para operadores de máquinas agrícolas, com o objetivo de capacitação de trabalho na lavoura cafeeira. Os cursos serão oferecidos pelas empresas participantes da EXPOCAFÉ 2011.

Programação Expocafé 2011

A EXPOCAFÉ, de 15 a 17 de junho, contará com 133 expositores em uma área de estandes de 10.600 m2. De acordo com o coordenador da EXPOCAFÉ, Mairon Mesquita, é esperado aumento do público do evento, que deverá passar dos 12 mil em 2010 para 20 mil na edição deste ano e aumento dos negócios realizados, que na edição anterior somaram R$93 milhões.

Outros integrarão a programação do evento, como: o 2º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que será realizado no dia 14, no qual pesquisadores, produtores e interessados poderão discutir sobre manejo integrado de pragas – eficiência do controle mecanizado, uso da aviação agrícola na agricultura, manejo mecanizado na lavoura cafeeira, dentre outros temas. De 15 a 17, serão realizadas dinâmicas de campo, nas quais o produtor poderá conhecer o funcionamento de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, demonstrado por 21 empresas do segmento.

Ações de transferência e difusão de tecnologias também serão realizadas durante a EXPOCAFÉ 2011. A EPAMIG, em parceria com a Unilavras, realizará edição do evento “Café com Saúde”, que a Empresa promove, principalmente, em Belo Horizonte. Como nas edições anteriores, serão oferecidos café e água mineral aos visitantes. Enquanto isso, pesquisadores da EPAMIG falarão sobre os benefícios do café para a saúde. Os participantes também receberão orientações sobre hábitos saudáveis de uma equipe de alunos do curso de Fisioterapia da faculdade do Sul de Minas. Eles medirão a pressão arterial dos visitantes – tudo gratuito.

Mudas de espécies nativas produzidas na Fazenda Experimental da EPAMIG de Lambari serão distribuídas aos visitantes da feira. A ação é parte do projeto “EPAMIG planta esperança: uma árvore para cada criança”, lançado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, pela EPAMIG Sul de Minas, com objetivo de incentivar as crianças a plantar árvores.

A EXPOCAFÉ contará, pela segunda vez, com uma exposição de equinos, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A exposição será organizada pelo Núcleo dos Criadores de Mangalarga Marchador do Sul de Minas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Agricultura, Café, Minas Gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s