Adolescentes do PROPAC apresentam projetos e ideias no EMPAC

Propostas, ideias e criatividade não faltaram na 14ª edição da Exposição de Marketing e Propaganda Adolescente Consciente (EMPAC), evento realizado nesta quarta-feira (8) pelos adolescentes que integram o Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (PROPAC), iniciativa da Prefeitura de Varginha, através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA). Foram apresentados 21 trabalhos produzidos por 120 adolescentes. A exposição recebeu visitantes durante toda a tarde no Clube de Varginha.

Os adolescentes do PROPAC criaram produtos diferenciados, com marca e o serviço oferecido. Os visitantes viram projetos de shopping, centro esportivo, centro de jogos, centro de ações sociais e ecológicos, entre outros. De acordo com a presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho, o objetivo da exposição é desenvolver a capacidade dos alunos de trabalharem em equipe, além de colocar em prática o que eles aprenderam durante o curso. “É um trabalho que aprimora a criatividade dos adolescentes e faz ainda que eles já tenham uma postura profissional”, comentou.

A aposentada Elaine Lima passou pela exposição e disse que ficou surpresa com os trabalhos. “Eu não esperava encontrar projetos deste tipo. Achei interessante porque eles podem se tornar realidade”, afirmou. O professor Aristides Vitor estava entre os jurados do EMPAC e, segundo ele, foram analisados a explicação, a expressão, a apresentação, a montagem, a criatividade e o trabalho em equipe. “Primeira vez que vim como jurado. Os adolescentes mostram o poder de persuasão e influência com os supostos clientes”, apontou.

Os trabalhos foram avaliados por jurados e os vencedores serão conhecidos na formatura do PROPAC, no mês de julho. A aluna Tuani Donizeti foi uma das criadoras do projeto fictício do Centro de Apoio ao Jovem Infrator (CAJI). “Nosso grupo analisou a situação e viu que é necessário a criação de centros como este, pois não adianta prender o jovem infrator, é preciso reeducá-lo”, disse a integrante do PROPAC.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” ressaltou o crescimento do EMPAC nos últimos anos com o número de estandes e visitantes. “Em 2011 ele foi transferido de local justamente para receber mais visitante e dar mais espaço para que os adolescentes exponham as ideias e montem estruturas maiores”, completou.

PROPAC

O Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (PROPAC) possui duas unidades, nos bairros Vila Bueno e Barcelona. São atendidos 380 adolescentes que participam de cursos técnicos visando o mercado de trabalho, além de participarem de iniciativas com o objetivo de formar cidadãos responsáveis. Depois do curso, os adolescentes são encaminhados para estágios no setor público e privado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura, Educação, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s