Vencedores do Concurso da Coleta Seletiva são conhecidos durante Semana do Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (2) foram apresentados os vencedores do Concurso da Coleta Seletiva, realizado pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA). A premiação aconteceu na abertura da Mostra Ecológica das Instituições e Empresas Comprometidas com o Meio Ambiente (ECOIE), na praça do ET.

Na categoria Redação, as vencedoras foram a aluna Renata Zanin Biancasteli Custódio, do 8º ano, e a professora Lucimara Destéfani de Souza, da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo (Caic I). O título da dissertação foi: “Nossa Obrigação”. Pela categoria Slogan, o título ficou com o aluno Luiz Guilherme Domingueti, do 6º ano, e a professora Daniele de Souza Paiva, do Caic I. O slogan vencedor foi “Coleta Seletiva: para salvar o planeta é mais uma alternativa”. Na categoria Desenho do Mascote, com o “Polvo Seletivo”, a aluna Isabela Melriany Benevenuto de Paiva, do 3º ano, e a professora Sônia Destéfani, da Escola Municipal José Augusto de Paiva, ficaram com o título.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, o concurso contou com a participação de cerca de 100 estudantes e teve objetivo de difundir o projeto de coleta seletiva no âmbito escolar, além de criar uma identidade visual para a iniciativa no município”. O concurso começou no início do mês de maio e foi aberto a todas as escolas de Varginha. “Recebemos trabalhos muito criativos e originais, sempre fiéis ao tema”, completou.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro, a iniciativa do concurso é um dos primeiros passos para que a coleta seletiva seja implantada em Varginha. “A coleta é uma meta da Administração, por isso estão sendo realizadas as reuniões para definir as ações para que ela comece o mais rápido possível. Para que a coleta seletiva seja realizada o primeiro passo é o que vimos aqui hoje, a educação e a conscientização da comunidade”.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente de Varginha começou na segunda-feira (30) e vai até domingo (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Diversas entidades públicas e particulares se uniram para a realização da semana que conta com plantios de árvores, seminários, mostra ecológica, caminhada ecológica e conscientização da população com distribuição de sacolas ecológicas.

Nesta quinta-feira, é realizada durante todo o dia a Mostra Ecológica das Instituições e Empresas Comprometidas com o Meio Ambiente (ECOIE). O evento chega à sua nona edição e apresenta iniciativas e trabalhos desenvolvidos por 22 entidades de Varginha. A coordenadora da ECOIE, Leila Mesquita Cabral, disse que o evento cresce a cada ano “pois as instituições estão trabalhando na educação ambiental e querem mostrar as ações para a população”.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” explica que a mostra coloca as empresas e entidades em contato com a população e “a participação das crianças das escolas do município faz com que o trabalho seja educativo”.

A Semana do Meio Ambiente de Varginha continua nesta sexta-feira (3) com a exposição de orquídeas, às 16h30, e a palestra “A importância da floresta no cenário urbano (código florestal), às 19h30, na Fundação Aprender. No sábado (4), haverá caminhada ecológica no Parque Centenário, às 9h e, no domingo (5), se encerram as atividades com a distribuição de sacolas ecológicas, às 7h, no Mercado do Produtor.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Meio Ambinete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s