Diretoria do Lar São Vicente de Paulo envia nota de esclarecimento à imprensa

NOTA DE ESCLARECIMENTO
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO – VARGINHA/MG

A Diretoria da Sociedade de São Vicente de Paulo em Varginha vem a público prestar esclarecimentos acerca das últimas ocorrências envolvendo a administração do Lar São Vicente de Paulo.

Desde Fevereiro/1995 existe um contrato de prestação de serviços assistenciais e religiosos nutrido entre o Lar São Vicente de Paulo e a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Contrato este que previa a prestação de tais serviços por 03 (três) Irmãs Franciscanas junto aos idosos abrigados em Varginha. Em tal pacto contratual estava convencionada também uma remuneração mensal a tais Irmãs, eis que são prestadoras de serviços e não voluntárias.

Tal contrato poderia ser rescindido a qualquer momento, desde que fosse respeitado o prévio aviso de 90 (noventa) dias para tal, com o desligamento das Irmãs Franciscanas dos serviços assistenciais após tal período.

A atual diretoria da Sociedade de São Vicente de Paulo, eleita e empossada legitimamente em 01 de fevereiro de 2011, após análises e embasamentos técnico-financeiros, verificou que o citado contrato de prestação de serviços deveria ser rompido, o que foi efetuado respeitando-se o aludido prazo de 90 dias. Comunicação esta, da rescisão contratual – que foi feita junto à Superiora Provincial das Irmãs Franciscanas, que inclusive acatou tal decisão.

Após tal fato, um movimento popular, formado por pessoas não integrantes da causa Vicentina e sem qualquer conhecimento das questões administrativas do Lar São Vicente de Paulo, vem organizando abaixo-assinados e outras manifestações inflamadas colocando em dúvida a lisura dos trabalhos da atual administração e alegando que a Diretoria do Lar está promovendo, de maneira arbitrária, a expulsão das 03 (três) Irmãs Franciscanas que atualmente prestam serviços no Lar São Vicente de Paulo em Varginha. Tal alegação é totalmente infundada, sem qualquer embasamento e visa apenas dar ao caso um entorno meramente emocional, esquecendo-se que o Lar São Vicente de Paulo equipara-se a uma empresa e, como tal, deve ser eficazmente administrada.

Prova de que nunca houve qualquer medida descabida e contrária às Irmãs, é que a Diretoria do Lar, em manifestação pública efetuada na Câmara Municipal de Varginha no último dia 23 de maio já disponibilizou as instalações residenciais do Lar São Vicente de Paulo às Irmãs Franciscanas, como abrigadas, e sem qualquer despesa para tal, mesmo ciente de que tais religiosas possuem diversas residências disponíveis em sua Congregação, não dependendo do Lar São Vicente.

Atualmente o Lar São Vicente de Paulo de Varginha abriga quase 80 (oitenta) idosos, alguns com a saúde bastante debilitada, os quais, por questões óbvias, necessitam de um atendimento adequado e condizente com as novas exigências legais, a exemplo do próprio estatuto do idoso, bem como do Ministério Público Estadual.

Convém salientar ainda, que um dos principais argumentos utilizados pelo movimento popular em prol da permanência das Irmãs, é que não se pode manter um asilo ou casa de longa permanência sem a presença de Irmãs religiosas. Fato este também improcedente. Prova disso, é que atualmente 63 (sessenta e três) casas de longa permanência (asilos) estão vinculadas ao Conselho Metropolitano, sendo que destas, apenas 04 (quatro) possuem Irmãs como prestadoras de serviços assistenciais ou auxiliares da administração.

Por fim, cumpre à Diretoria da Sociedade de São Vicente de Paulo externar que não houve, assim como jamais haverá, em hipótese alguma, qualquer tratamento desrespeitoso ou ilegal para com as Irmãs Franciscanas que prestaram relevantes serviços a esta casa.

Ressalte-se que a decisão pelo rompimento contratual foi tomada visando essencialmente a qualidade de vida dos quase 80 idosos abrigados nesta entidade, a qual, mesmo sem as Irmãs, continuará contando com o devido apoio religioso e espiritual, já disponibilizado por Sacerdotes conhecedores e atuantes na causa Vicentina.

Diretoria da Sociedade de São Vicente de Paulo em Varginha/MG.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s