Três Pontas: Secretaria de Agropecuária realiza plantio de Eucaliptos

1500 mudas foram plantadas na E.M. José Vieira de Mendonça

A Prefeitura Municipal de Três Pontas através da Secretaria Municipal de Agropecuária realizou na Escola Agrícola José Vieira de Mendonça, o plantio de 1500 mudas de 3 variedades de eucaliptos. (GRANDIS- madeira branca e macia, utilizada para celulose e serralheria.UROFILA – madeira vermelha, usada para lenha e moirão. UROGRANDIS- madeira rosa, cruzamento GRANDIS e UROFILA, planta de desenvolvimento rápido.)

Para marcar o evento aconteceu um plantio simbólico, na manhã do dia 19 de abril que contou com a participação de engenheiros agrônomos da Emater, profissionais da secretaria de educação, professores, diretor e alunos da escola, além Clemilson Tavares Rosa, representante do Viveiro Século grande parceiro que forneceu gratuitamente as mudas ao projeto. Para o proprietário Marco Garcia, a doação das mudas reflete o agradecimento pelo apoio que tem recebido da administração da prefeita Luciana, fortalecendo a parceria.
Esta nova técnica de plantio tem chamado a atenção de produtores, não só de eucaliptos mas de outras culturas como café, frutas e verduras.
O técnico agrícola Rafael Vieira da Empresa Terra Viva fornecedora do GEL (sem nenhum custo), explicou que com o uso do produto a muda de eucalipto fica úmida no período mais critico do desenvolvimento da planta, pois elimina a exigência de irrigação imediata. Dependendo das condições do solo a planta pode ficar até 25 dias sem irrigação. Esta técnica reduz o nível de mortalidade das plantas, reduzindo com isso o replantio.
Para o engenheiros agrônomo Luiz Eustáquio da Emater, com a utilização desta técnica é possível realizar o plantio em épocas do ano em que as chuvas não são tão freqüentes. E reforçou a importância de uma ação como esta em prol do meio ambiente e a oportunidade que os alunos estão tendo de acompanhar todos os detalhes, enriquecendo seus conhecimentos e despertando maior consciência ecológica.

Plantio de eucalipto
Sergio de Melo Barbosa, diretor da escola José Vieira de Mendonça, ressaltou sua preocupação com a educação ambiental nas escolas, pois com ela se aprende a lidar com o consumo e o aproveitamento, além de despertar em cada um o interesse pela preservação do meio ambiente e procurando sempre a utilização de novas técnicas de plantio de produção.
Para o secretário de agropecuária João Aleixo Peret,” este projeto trará um ganho enorme para a escola e o município, marcando assim, o início de novas realizações e parcerias no setor agrícola”. Sinalizou também que a atenção dada pelos alunos presentes ao plantio mostrou que estão conhecendo novas técnicas que certamente serão repassadas a seus pais e outros interessados. Agradeceu o trabalho e empenho de todos, além de render homenagens a prefeita Luciana Mendonça, grande incentivadora do projeto que contou ainda com a decidida parceria do Viveiro Século e a empresa Terra Viva .

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Meio Ambinete, Três Pontas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s