Arma Zen do Brito: Também morre quem atira* (opinião)

*O Rappa

Guernica - a arte da guerra (Picasso)

Ele era um drogado. Aidético. Muçulmano. Adotado e órfão, soubemos por fim. Imediatamente após a chacina da escola Tasso de Silveira, na semana passada, um redemoinho de explicações para a tragédia começou a se formar através da imprensa e pela voz do povo. No movimento das especulações iniciais para as definitivas a sociedade brasileira despiu-se, revelando suas chagas.

Na manhã trágica, um homem armado entrou na escola. Disposto a atirar, portanto, armas não têm outra finalidade. Bastante óbvio, mas talvez não para a sociedade que votou a favor do porte de armas no plebiscito de 2005. Reafirmando o senso que decidiu aquela consulta pública, os armamentos foram temas menores nas análises do massacre. Pelo sim, pelo não, um novo plebiscito foi agora proposto por José Sarney, presidente do Senado. Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, manifestou-se prontamente contra a consulta, para evitar novos gastos com um velho tema. Leviano como Wellington.
Enquanto os políticos discutem, em circunstância nenhuma os cidadãos brasileiros estão autorizados a portar drogas, substâncias que agem diretamente apenas no corpo daquele que as usa. De outra parte, quase todo cidadão pode ser autorizado a portar uma arma de fogo, artefato que faz mal apenas aos outros quando alguém o usa. O policial que interrompeu o assassino de Realengo foi promovido, condecorado herói. Ele nunca havia matado, estejamos certos, morreu um pouco também.
Drogado, aidético e muçulmano. Estávamos enganados, Wellington não representava nossos preconceitos. Sua mente adoeceu sendo campo de embate da faceta xenófoba e excludente da nossa cultura. Perturbado, certa manhã ele acordou decidido a matar, e tinha as armas e munições. (Por Lelo de Brito)

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Arma Zen do Brito

Uma resposta para “Arma Zen do Brito: Também morre quem atira* (opinião)

  1. Joe

    A sociedade cultiva seus assassinos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s