DER/MG realiza seminário sobre segurança no trânsito em Poços de Caldas

A Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) realiza, nesta quarta-feira (13), em Poços de Caldas, a 4ª edição do seminário “Minas educando para um trânsito mais seguro”. O evento, que já aconteceu em outras três cidades polo do Estado, tem como objetivo promover um debate sobre os problemas de trânsito em Minas Gerais, o papel dos educadores, da sociedade, do poder público, da iniciativa privada e os desafios na busca de soluções.

As palestras serão direcionadas a professores da rede estadual e municipal, técnicos da área de trânsito, gestores públicos e representantes da sociedade civil. “Nossa principal proposta é colocar a educação como fator primordial para a redução do número de acidentes no trânsito”, destaca a coordenadora do projeto de Educação para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni.
Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, o trabalho educativo é necessário para que as pessoas possam assimilar valores e comportamentos no trânsito como forma de respeito à vida. “A educação não se resume à transmissão de informações, mas é um processo permanente de aquisição e construção de conhecimentos”, enfatiza o secretário.

Seminário
O seminário “Minas Educando para um Trânsito mais Seguro”, em Poços de Caldas, é uma parceria entre o DER/MG e as empresas Britamil e Pavidez. O evento vai acontecer no Sest/Senat, na avenida Geraldo C. Abrantes, nº 200. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (35) 3713-2796.
Em 2010 o evento já foi realizado nas regiões Centro-Oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. O primeiro aconteceu em Divinópolis, em abril de 2010, e reuniu cerca de 150 pessoas. Os outros dois eventos aconteceram em Juiz de Fora e Uberlândia. Os principais temas discutidos foram “Como alcançar a paz no trânsito – compromisso de todos” e o panorama do trânsito em cada cidade visitada.

Curso de Educação à Distância
O seminário dá sequencia a capacitação do curso de Educação para o Trânsito à Distância, realizado pelo DER/MG desde setembro de 2009, e que já beneficiou mais de 2,9 mil professores. Eles adotarão em sala de aula noções do conteúdo educativo para conscientizar os estudantes. O programa abrange as 46 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) em todo o Estado e é direcionado a professores que estão efetivamente em sala de aula e que possuem conhecimentos em informática e acesso à internet.
O conteúdo do curso está em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através da Portaria nº 147, de 2 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes nacionais da educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental. (Agência Minas)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Poços de Caldas, Trânsito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s