Hospital Bom Pastor capacita colaboradores para implantação da Gestão de Qualidade

Durante o mês de março, a seção de Recursos Humanos do Hospital Bom Pastor realizou diversos cursos com o propósito de implantar e difundir a gestão da qualidade no Hospital. A Gestão de Qualidade é um sistema gerencial nos qual todas as pessoas, de todos os setores e níveis hierárquicos cooperam em promover e engajar atividades do controle da qualidade por toda a empresa.

Foram seis cursos, totalizando carga horária de 79 horas, destinadas a 170 participantes. Os cursos fazem parte do Programa de Educação Continuada e conta com recursos do Pro-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais de Minas Gerais). Os alunos puderam ter contato prático e teórico do tema abordado. Para o supervisor de Faturamento, Fábio Coimbra, as abordagens das palestras ministradas foram de grande aproveitamento curricular. “Com os cursos foi possível perceber a importância da aplicação de ferramentas de gestão nas atividades profissionais, tendo vista a melhoria da qualidade de trabalho e, conseqüentemente, o aumento da produtividade. Foi possível compreender também a necessidade de se integrar os processos hospitalares” completa.
“Nos preocupamos em selecionar instituições sérias e de confiança na área de saúde. Elas garantiram suporte e treinamento de qualidade durante os cursos”, pontua a encarregada da seção de Recursos Humanos, Mila Fernandes Ciacci Lopes. Os cursos realizados foram: Administração de Conflitos, Gestão de Pessoas, Tanatologia, Atualização em Feridas e Curativos, Acreditação Hospitalar – Auditoria Interna e Gestão por Processos.
O Programa de Educação Continuada da Fundação Hospitalar do Município de Varginha (Fhomuv) tem o objetivo de capacitar e disseminar conhecimento e técnicas de aprimoramento profissional entre os servidores. Este programa é gerenciado pelo Recursos Humanos e direcionado a todos os setores, sendo monitorado e implementado pelos líderes. São realizados em diversas frentes de ação entre elas, reuniões, instruções, cursos de capacitação, treinamentos, e etc.
Dentre as vantagens do Hospital conseguir o certificado de Acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação estão: segurança para pacientes e profissionais, qualidade da assistência, construção de equipe, útil instrumento de gerenciamento, melhorar as relações comerciais. Além de ser um caminho continuo para a melhoria. (assessoria de imprensa)

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