De catadora de latinha a atriz

Adelaide Castro ainda é um rosto pouco conhecido do público. Na verdade, a mocinha de 18 anos era mais uma anônima em busca de um lugar no mundo, quando desbancou quase três mil candidatos para atuar em “Clandestinos”. A peça foi escrita e dirigida por João Falcão, que revelou nomes como Lázaro Ramos e Wagner Moura. Em vez da Bahia, Adelaide saiu de Três Corações, no interior de Minas Gerais. O teatro entrou há cinco anos na vida da jovem através do Pedalarte, um projeto de erradicação do trabalho infantil.

Ela catava latinha para ajudar no sustento dos seus oito irmãos, faturava apenas R$ 10 por fim de semana.
No projeto, coordenado pelo produtor cultural Braz Chediak, Adelaide se apaixonou pelos palcos e pelo saxofone, que tocava até em enterros na cidade. Quase todo fim de semana, quando era solicitado.
Foi com a prática adquirida nos funerais que Adelaide arrematou a vaga na peça carioca, em que 14 jovens buscam seus sonhos como ver a Orquestra Sinfônica tocar no Municipal, ou quem sabe não virar um Lázaro Ramos.
Adelaide ainda não se acostumou ao caos urbano do Rio de Janeiro. Atualmente mora no bairro da Tijuca e são raros passeios.
Em Três Corações, a rotina de Adelaide consistia em sair de casa cedo para cursar o terceiro ano do segundo grau, freqüentar o curso de teatro e praticar o sax. Sobrava algum tempo para namorar também.
Na produção de “Clandestinos”, em que vive uma adolescente que chega ao Rio atrás do amor de sua vida, Adelaide já recebeu o apelido de “mascote”. E arranca elogios de todos. Inclusive do próprio João Falcão, que a escolheu entre os milhares de candidatos para fazer a oficina que originou o espetáculo.
“Adelaide é de uma elegância difícil de encontrar e tem um dos olhares mais expressivos que já vi”, diz o diretor. (KÉLEN SILVÉRIO DA SILVA)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura, Lazer, Três Corações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s