Agentes da saúde cadastram famílias para novas unidades do PSF

Com a prioridade em investir na ampliação e melhoria do atendimento em saúde no município, a Prefeitura de Varginha realiza o cadastramento das famílias que serão beneficiadas com novas cinco unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para o atendimento de cerca de 20 mil cidadãos. As sedes se localizam nos bairros Parque Rinaldi I, Jardim Áurea, Corcetti e Pinheiros (este com duas equipes).

Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas a partir de abril de 2011

O programa do Ministério da Saúde tem como objetivo oferecer atenção básica à comunidade, visando a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. A equipe do PSF é composta por um médico generalista que atende a todas as faixas etárias, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de dentista e seis agentes de saúde. Estes fazem o acompanhamento em visita domiciliar juntamente com a equipe em casos específicos.
Para realização do cadastramento, os agentes de saúde, identificados com crachá da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizam visitas aos moradores de seis bairros (Mont Serrat, Parque Rinaldi I, Parque Rinaldi II, São Geraldo, Pinheiros e Jardim Áurea) que frequentarão os cinco novos PSF’s. No Corcetti, o cadastramento já foi finalizado.
Na pesquisa, os servidores públicos municipais coletam informações sobre o número de integrantes do grupo familiar, dados pessoais e o estado de saúde de cada cidadão cadastrado. A pesquisa complementará o banco de dados da Semus e será utilizada como fonte de informação das equipes do programa para o acompanhamento dos pacientes.
Para a implantação dos novos PSF’s, o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” investiu em estrutura, equipamentos e recursos humanos, pois cada unidade possui uma equipe completa de profissionais para atendimento. “Queremos garantir aos milhares de cidadãos varginhenses beneficiados qualidade e agilidade nos serviços de saúde” comenta o prefeito. “Com o investimento no Programa Saúde da Família descentralizamos o atendimento em saúde no município oferecendo ao cidadão o acompanhamento mais próximo do paciente e também domiciliar” acrescenta “Corujinha”.
As novas sedes do Programa Saúde da Família começam a funcionar em abril. Com os novos PSF´s, a cidade de Varginha passa a ter 18 unidades do programa envolvendo mais de 70 mil pessoas da comunidade. (Ascom/PMV)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Saúde, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s