Projeto Ballet Para Todos

O ‘Projeto Ballet Para Todos’, desenvolvido pela Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do Município e parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), iniciou as atividades de 2011 e seleciona as novas bailarinas que atuarão durante todo o ano. Durante esta semana, a professora e idealizadora da iniciativa, Nídia Batista, selecionou as crianças e adolescentes que estarão nos ensaios e apresentações.

O objetivo do ‘Projeto Ballet Para Todos’ é dar oportunidade para as crianças de baixa renda praticarem o balé e o jazz, visando o desenvolvimento cultural, social, cognitivo, afetivo, motor e artístico. “Visto que estas crianças teriam dificuldades de entrarem em alguma escola especializada, devido ao preço das mensalidades, o projeto pretende atender cerca de 65 pessoas em 2011. Elas terão uniformes para as aulas e figurinos para apresentações”, explicou Nídia.
Segundo a idealizadora do projeto, a intenção é “melhorar, através da dança, a qualidade de vida das crianças atendidas, além de desenvolver a coordenação motora, preparo físico, senso rítmico, musicalidade, expressão corporal, autodisciplina e confiança. Vamos ajudar na formação de pequenos cidadãos e, quem sabe, grandes artistas”, expôs.

2010
O ‘Ballet Para Todos’ existe desde o início de 2010 e no ano passado atendeu 50 crianças e adolescentes com aulas de balé e jazz. Neste ano, serão 65 participantes, sendo que a maioria das bailarinas que iniciaram em 2010 continua e as novas passam pela seleção. “É uma seleção de aptidão. Fazemos uma rápida avaliação e já marcamos a data de início das aulas”, apontou a professora Nídia.
No seu primeiro ano de funcionamento, o projeto fez apresentações em eventos dentro do município e participou do Varginha In Dance Festival, quando a equipe de jazz ficou em terceiro lugar competindo com projetos de todo o Estado. Para encerrar o ano, a apresentação “Volta ao Mundo” foi realizada no Teatro Mestrinho e assistida por mais de 300 pessoas.
O ‘Ballet Para Todos’ é um projeto aprovado pela Fundação Cultural do Município de Varginha, Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic), Prefeitura de Varginha, Lei de Incentivo à Cultura, com incentivo da Semel. (Ascom/PMV)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s