Bloco Super-Família mostra desfile com integrantes de projetos sociais

Um dos diferenciais do Carnaval de Varginha neste ano foi o Bloco Super-Família. Cerca de 300 pessoas compuseram as alas no desfile realizado no domingo (6) na avenida Rio Branco. A iniciativa dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social se diferenciou pela inclusão social.

Os integrantes dos projetos sociais CRAS, Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (Propac I e II), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e o Clube da Amizade – Centro de Convivência do Idoso, confeccionaram e produziram as próprias fantasias nas sedes do Propac I e II dos CRAS. A criação e coordenação da produção das fantasias foi realizada pelo figurinista carnavalesco Rogério Vitoriano.
“Como em tudo que participamos, mais uma vez envolvemos nossas crianças, adolescentes, idosos e suas famílias,” ressalta a primeira-dama Karina Braga Baroni Carvalho. “O resultado do trabalho feito nas sedes do Propac superou as expectativas. As alas, as fantasias, o ritmo envolveram tanto os participantes quanto o público presente”, destacou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Pela primeira vez
A maioria dos participantes do Bloco Super-Família saiu pela primeira vez fantasiados na avenida. O estudante Adriano Pereira, de 16 anos, frequenta o CRAS do bairro Urupês e estava empolgado com o desfile. “É muito animado e uma experiência nova. Meus amigos também fazem parte da ala e saímos na comissão de frente”, disse o adolescente.
As aposentadas Maria da Conceição de Souza, de 74 anos, e Renase Fernandes Moreira, de 62 anos, fazem parte do Clube da Amizade e estrearam na avenida. Elas colocaram na avenida o resultado de duas semanas de trabalho e ensaios. “É muita felicidade porque as fantasias ficaram bonitas e o público veio assistir o desfile”, apontaram.

Alas
O Super-Família teve sete alas. A primeira representava o Desenvolvimento. A comissão de frente levou a Super Assistência. A segunda ala, denominada Super Mão para a Inclusão Social mostrou o trabalho das entidades sociais que garantem ao cidadão deficiente, idoso, gestante, jovem e adulto o direito à integração na sociedade. A ala Super Exemplos, Super Cidadãos, Super Famílias e Ações também passaram pela avenida. Na sequência, vieram as alas Super Mulheres, das Baianas, representando a alimentação e uma super força. Para encerrar, desfilou a ala das crianças, com o Jardim do Futuro.
A bateria do Carnaval Social ficou por conta do Batukalata. As crianças e adolescentes atendidas pela assistência social do município deram ritmo ao samba enredo Carnaval Super Família de autoria de Mauro S. Tavares e composição de Dinho Batistão. O mestre de bateria da Batukalata, o maestro Claúdio dos Reis Reinaldo, utiliza instrumentos produzidos a partir de matéria-prima reciclada e feitos pelos próprios integrantes.

Fortalecimento da família
De acordo com o secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima, o objetivo do Bloco Super-Família foi o fortalecimento da família. Segundo o secretário, a ideia do Carnaval Social partiu da primeira-dama Karina Braga Baroni Carvalho, “depois disso decidimos, junto com o CRAS, envolver a comunidade com as alas compostas por crianças, adolescentes e idosos. Essa é uma maneira de levar os projetos sociais ao conhecimento do público”, ressaltou.
O Carnaval 2011 foi uma realização da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, com apoio da Fundação Cultural de Varginha, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. (Ascom/PMV)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Carnaval, Cultura, Lazer, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s