Sindvar informa sobre expediente do comércio durante o Carnaval

Como diz o ditado, o brasileiro adora um Carnaval. E o varginhense não poderia ser diferente. Tanto que os próprios sindicatos responsáveis pelo funcionamento do comércio negociaram um recesso entre os dias de folia, para que empresários e colaboradores possam ter um período de descanso.

Por lei o carnaval não é considerado feriado, cabendo assim ponto facultativo nas cidades em que não há uma lei ou decreto considerando o mesmo. Entretanto, em Varginha assim como no restante do país o dia é pausado de forma cultural. Não havendo, desta forma, expediente na maioria dos departamentos públicos e privados.
“Foi acordado, que como forma de compensar antecipadamente o dia do Comerciário [30 de outubro de 2011], a segunda-feira (07) não terá expediente no comércio de Varginha. Já na terça-feira (08), acontece a compensação das horas extras trabalhadas no período natalino de 2010”, ratifica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha – Sindvar, Aureliano Zanon Alves.
Desta forma, o comércio trabalha normalmente durante o resto da semana até o sábado (05), normalmente no domingo não há funcionamento. Com os recessos, as lojas comerciais só abrirão suas portas novamente na quarta-feira (09) de cinzas, após o meio-dia, respeitando assim não apenas o momento religioso como complementando as horas trabalhadas no feriado do dia 08 de dezembro.
“Acreditamos que essa tenha sido a melhor opção, tanto para os empresários como para os colaboradores. Esse pode ser um tempo aproveitado com a família, um descanso para recuperar de forma definitiva a energia gasta durante o fim e comecinho do ano”, reforça Aureliano.
Lembrando ainda que, o expediente dos supermercados é diferenciado dos demais estabelecimentos de varejo. Pois, a convenção dos mesmos não impede a mão de obra trabalhada em feriados. Cabendo apenas ao empregador respeitar a jornada de trabalho determinada em lei, observado o valor que deve ser pago pelo feriado trabalhado.
Em situações de dúvida o empresário pode ainda consultar o Sindvar.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Carnaval, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s