Prefeitura realiza campanha preventiva da Aids

A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha na campanha de Carnaval para ações preventivas da Aids. Os trabalhos estão sendo realizados desde o último dia 24 e vão até o dia 15 de março. O tema proposto pelo Programa Nacional de DST/Aids para a Campanha de Carnaval de 2011 é “Prevenção e incentivo ao uso do preservativo em mulheres”.


O município aderiu ao enfoque do Ministério da Saúde que terá como público as mulheres, o que será alterado é a idade, pois além da faixa etária de 15 anos, a ação será estendida para mulheres de outras idades. A mensagem tem como objetivo a prevenção ao HIV e promoção do uso do preservativo. Será enfatizada também a necessidade de se realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo.
O público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está em constante crescimento e em todas as faixas etárias, principalmente entre jovens e pessoas da terceira idade. Em Varginha não é diferente, apesar de haver mais casos da doença nos homens, essa diferença diminuiu ao longo dos anos. Atualmente existem 163 casos de Aids, sendo 58 mulheres e 105 homens. A razão de sexos é de 1,8 em homens para cada 1 mulher.

Dia Internacional da Mulher
“Neste ano a data do Carnaval coincide com o Dia Internacional da Mulher e, pelo perfil atual da Aids no município, onde mais de 40% pertence ao sexo feminino, nada melhor que nesta data onde a mulher é homenageada que ela também faça uma homenagem para si mesma na luta para reverter este quadro”, apontou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldelli.

Atividades
As ações de mobilização já foram realizadas junto aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Programa Saúde da Família (PSF) do Rio Verde. Cerca de 200 adolescentes foram envolvidos nas ações. Nesta quinta-feira (3) acontece a 1ª Festa de Carnaval do PSF Rio Verde com ações contando com a participação dos alunos do curso de enfermagem e nutrição do UNIS/MG. A campanha ainda trabalha no fornecimento de insumos em geral, panfletos, preservativos e cartazes através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Major Venâncio, 100 – Centro). (Ascom/PMV)

PRÓXIMAS AÇÕES DA CAMPANHA:
03/03 – 1ª Festa de Carnaval do PSF Rio Verde (próximo ao Thermas Sul de Minas – Clube Olímpico) com ações contando com a participação dos alunos do curso de enfermagem e nutrição do UNIS/MG. A partir das 13h.
04/03 – PSF do Fátima 1 (praça Nossa Senhora Aparecida). A partir das 8h.
15/03 – Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Carnaval, Saúde, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s