Prefeitura e população se unem no combate à doença neste sábado (26)

Combater à dengue é a ordem de comando dada a população varginhense por meio da campanha estadual “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue”, que no próximo fim de semana ganhará força no município. A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no sábado (26) uma força tarefa para conscientizar os cidadãos sobre a importância em manter a cidade limpa e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

A primeira força tarefa será na praça São Pedro, no bairro Vila Floresta. As atividades educacionais e de lazer ocorrerão das 8h às 14h. O trabalho de conscientização será promovido junto à comunidade por meio das equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde, Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A força tarefa em combate à dengue terá o apoio da Guarda Municipal e Copasa.
A programação do evento reunirá crianças, jovens, adultos e idosos que poderão conhecer o mosquito transmissor e a doença através de exposição organizada que apresentará o ciclo de transmissão da dengue e os estágios da doença. A primeira força tarefa municipal da campanha “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue” terá estandes e o laboratório educativos, além do Cine Dengue.
Equipes de agentes de Saúde orientarão os cidadãos sobre a doença por meio de material informativo e educativo. As crianças também poderão se divertir no pula-pula, piscina de bolinhas, futebol de sabão e guerra de cotonetes.
De acordo com o Núcleo de Vigilância em Saúde, no ano de 2010, foram 150 casos confirmados de dengue no município. A primeira força tarefa será realizada na região da Vila Floresta porque no ano passado 15% dos casos da doença ocorreram nos bairros Vila Floresta, Três Bicas, Parque Ozanan e Jardim Alvorada.
“Precisamos combater a dengue ampliando a divulgação das informações sobre a doença e multiplicando as ações que podem evitá-la” afirma o secretário municipal de Saúde Fausto Geraldeli Carvalho. Geraldeli acrescenta “população informada, é também agente multiplicadora das ações de combate a dengue, e a administração do prefeito Eduardo Carvalho prioriza a ampla divulgação e conscientização de toda a comunidade para que juntos possamos vencer essa batalha”.


Força Tarefa “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue”

A campanha “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue” abrange todo o Estado e vem conscientizar a população de Varginha com a meta de diminuir os números da dengue no município. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, Varginha está na escala de Médio Risco de Transmissão da Dengue.

Prestação de serviço
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também realizará aferição de pressão, aplicação de testes de glicemia e orientações gerais sobre doenças de interesse da saúde pública. (Assessoria de Comunicação/PMV)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Saúde, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s