Segundo Pesquisador do Procafé clima tem mantido a média histórica desde 1974

Engenheiro Agrônomo, André Luiz Alvarenga Garcia

Não é difícil notar as adversidades climáticas que vem acontecendo nos últimos tempos, meses de sol sem uma gota de chuva e em outros meses chuva em excesso.

Nossa reportagem foi até a Fundação Procafé e conversou com o Engenheiro Agrônomo, André Luiz Alvarenga Garcia, que fez alguns esclarecimentos. “Os dados de temperatura e quantidade de chuvas registrados na estação meteorológica de Vargina não apresentaram alterações desde 1974, quando foram iniciadas as coletas. A temperatura média anual tem-se mantido próximo a 20,2°C, com um volume de chuvas acumulado de 1.480 mm”, disse o engenheiro.


De acordo com André o que tem prejudicado é a má distribuição de chuva, com períodos de chuvas intensas e secas prolongadas. “O máximo que o solo consegue absorver de água são 100mm, o que excede isso vai para os rios, em janeiro choveu muito, mas chegou no dia 18 à quantidade de chuva caiu e no final do mês o solo já estava com apenas 50mm de água, ou seja, os agricultores que trabalham com irrigação precisaram complementar para deixar o solo com uma quantidade de água ideal para a cultura”, explicou. O engenheiro acredita que é preciso ter cuidado com o aquecimento global, mas que se realizarmos um estudo científico do clima na terra é possível observar que alterações cíclicas ocorrem desde antes da ocupação humana, que provavelmente, sempre continuarão a existir causando muitas catástrofes. “Acredito que seja necessário despertar a consciência ambiental, utilizando novas tecnologias de manejo, principalmente no que se refere à agroquímicos, mas é importante lembrar que não só a agricultura, mas também todos os outros setores da sociedade precisam fazer a sua parte para minimizar os impactos sobre o meio ambiente”, finalizou. (Henrique Avellar/Da reportagem)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Café, Varginha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s