Coluna INSS – Previdência Social completa 90 anos

 

 

No dia 24 de janeiro, a Previdência Social brasileira completou 90 anos de trajetória. E os motivos para comemorar são muitos – atendimento agendado, fim das filas, construção de novas unidades, aposentadoria em 30 minutos, envio de carta-aviso para segurados que podem requerer aposentadoria por idade. Essas e outras medidas possibilitaram a melhoria significativa do atendimento prestado ao cidadão. Confira:

 

Por quê a Previdência Social é importante para o trabalhador?

Porque é uma instituição que protege o trabalhador e sua família em momentos cruciais da vida, como o nascimento de uma criança, o falecimento de um cônjuge, o acidente de trabalho, a doença, a velhice ou a reclusão. São momentos em que o trabalhador perde sua capacidade de trabalhar e sua renda é substituída pelo benefício pago pela Previdência.

 

Que benefícios são pagos pela Previdência?

Previdência Social oferece aos trabalhadores brasileiros 10 modalidades de benefícios: aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade e salário-família.

 

Quantos benefícios a Previdência paga atualmente?

No mês do aniversário, a instituição celebra a marca, alcançada em dezembro de 2012, de 30 milhões de benefícios pagos – 16,8 milhões deles são aposentadorias. Do total de benefícios, 70,7% pertence ao setor urbano e 29,3% ao rural.

 

O número de brasileiros protegidos pela Previdência aumentou?

Sim. Após uma redução da proteção previdenciária, ocorrida nos anos 90, o aumento da cobertura previdenciária no Brasil tem ocorrido, nos últimos anos, de forma constante e gradual. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2011, o número de pessoas, com idade entre 16 e 59 anos, que estavam protegidas pela Previdência, chegou a 60,5 milhões.

 

Esse aumento da proteção atingiu os idosos?

Entre os idosos, a proteção social é ainda maior. Dados da PNAD mostram que a cobertura previdenciária das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos chega a 82,2%. Segundo estudo da Previdência, os idosos socialmente protegidos – que recebiam aposentadoria e/ou pensão de qualquer regime previdenciário ou da assistência social ou contribuíam para a Previdência Social – totalizaram 19,32 milhões de pessoas em 2011.

 

Quantas Agências da Previdência existem hoje no país?

A Previdência tem 1.443 agências e a Superintendência Regional Sudeste II, que engloba os estados de Minas, Rio e Espírito Santo, possui 312 unidades.

Para outras informações, assim como para agendar atendimento nas Agências da Previdência, o usuário pode ligar para a Central 135, de segunda a sábado, de 7h às 22h, ou acessar o site www.previdencia.gov.br.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Nacionais

Deixe um comentário